Blog

Sobre comentários alheios e empatia

Vivemos em um mundo, principalmente o universo digital, onde podemos falar absolutamente o que a gente quiser. Ao mesmo tempo, ouvimos diversos elogios, assim como um monte de críticas.


Junto com essa tal liberdade, veio também um novo padrão para comentários, piadinhas e brincadeiras: o que podia antes, agora não pode mais.

Viraram deselegantes as brincadeiras com cor da pele, formas corporais, status financeiro e condições de saúde. Coisa que, pra quem nasceu entre os anos 80 e 90, como eu, eram muito comuns.

Para mim, esse novo padrão, quase como uma diretriz ética, veio para melhorar o mundo e é mais do que necessário. Estamos disseminando a empatia e a simpatia. Acho ótimo e me deixa esperançosa.

Apesar disso, mesmo com tudo isso em mente, a gente é humano, e às vezes acaba escorregando. Falando mais do que deve, dando opinião onde não cabe. Portanto, mesmo com a melhor das intenções, tome cuidado ao falar! Você não tem A MENOR IDEIA do que o outro está passando ou já passou! Você pode tocar em pontos muitos dolorosos. O que é normal e de boa pra você, pode não ser para o outro. Escolha as palavras, não fale de qualquer jeito. Pratique a empatia, como eu disse acima. E se você errar, peça desculpas, assuma o erro e aprenda com ele. Todos nós estamos em um processo constante de evolução.


Posts em destaque
Arquivo
Redes sociais
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon