Blog

A importância de pedir ajuda

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. Por isso, resolvi escrever sobre pedir ajuda, e como isso NÃO é fácil (falo por experiência própria).

Vivemos em uma espécie de casco, que é uma fortaleza. Somos obrigados, muitas vezes, a permanecer nesse casco e fingir que tá tudo bem. Preferimos isso à sensação de estar incomodando as outras pessoas com os nossos problemas.

Não se pode mais falar que está mal porque quem não está na onda das good vibes e da gratidão para/com o universo, tá fora da moda. Diante disso, fico me perguntando quando que ser um humano, ter sentimentos oscilantes, problemas e frustrações virou realmente um problema e um estereótipo.

Já parou pra pensar como é difícil demonstrar fragilidade? Como é tão mais fácil inventar a sua realidade?

O problema é que viver sempre com esse casco causa consequências que a gente nem imagina... desde uma dor de estômago, até problemas de relacionamento com as pessoas, falta de confiança, e por aí vai.

No processo contrário, de sair do seu casco, o auto conhecimento é muito importante, ajuda muito. O que eu aprendi com a terapia (sim, eu faço e recomendo para nada mais, nada menos do que TODOS os meus pacientes, amigos, familiares e conhecidos): a sua tristeza, ou outro sentimento ruim, por exemplo, tem um motivo. Quando você se questiona sobre o que está sentindo, vai criando ferramentas para se conhecer melhor, se entender e se acalmar. Tá tudo certo, dias bons e ruins acontecem.

Mas, e se os dias ruins são a regra, e não a excessão? Peça ajuda. Você não é um problema, você não é um estorvo, as pessoas não vão gostar menos de você por causa disso. Ter sentimentos ruins, estar triste ou chateado é muito mais humano e comum do que viver num mundo cor de rosa sempre, o tempo todo (como nas redes sociais, né?). Conversar com alguém pode mudar totalmente o rumo dos seus pensamentos e sentimentos.


Saiba mais sobre o Setembro Amarelo no link:

https://www.cvv.org.br/blog/setembro-amarelo-mes-de-prevencao-do-suicidio/


Posts em destaque
Arquivo
Redes sociais
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon

Rua Aimberê, 1731 - Perdizes

São Paulo - SP

Tel: 11.98983.4111

© 2018 by WellMove - Movimento Pelo Bem-Estar. Proudly created with Wix.com