Blog

Dá pra ser saudável viajando?

Esse post é só pra avisar a que nutri vai sair de férias! he he he \0/

Brincadeiras à parte, vim contar um pouquinho sobre as dicas que eu sempre dou para os pacientes quando eles vão viajar. E, claro, eu também coloco em prática quando a viajante sou eu!

Quando estamos fora da nossa rotina, a chance de se distrair e esquecer de comer é muito grande! Fique atento e programe suas refeições com intervalos de 4 horas, no máximo 5 horas. Ou então, assuma o risco! Se você ficar muito tempo sem comer, pode chegar com uma fome avassaladora na próxima refeição. É legal prestar atenção pra isso não acontecer muitas vezes.

Dica pra vida: aproveite sempre muito bem o café da manhã! Consuma frutas, carboidratos integrais (pães e cereais) e proteínas de boa qualidade (laticínios com menos gordura e ovos). Isso vai te dar energia suficiente para passear e conhecer o lugar onde você está, além de regular a sua fome ao longo do dia.

E aí surge a dúvida: o que comer entre as grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar)? Frutas frescas, castanhas, amêndoas, biscoitos com mais fibras e frutas desidratadas são ótimas alternativas de lanchinhos para levar na bolsa, pois não estragam com facilidade, não necessitam de refrigeração e são nutritivos. Evite salgadinhos, bebidas açucaradas e doces em excesso. Esses tipos de alimentos processados só vão te deixar mais inchado e com menos disposição para aproveitar a sua viagem.

Eu acho super legal conhecer a culinária local, explorar os sabores, aromas e texturas diferentes. Sempre que vou para um lugar diferente eu quero experimentar de tudo! Por isso, se você é assim empolgado como eu, as dicas acima vão te ajudar a controlar a fome e fazer com que você tome decisões sobre o que comer de forma mais racional, ao mesmo tempo que você pode aproveitar todo o valor social, cultural e afetivo que a comida nos proporciona.

Esse foi um sorvete de mojito - bebida típica feita com rum, hortelã, água com gás e açúcar - (e o outro era de chocolate) que provei quando fui para Cuba. É o tipo da coisa que não vou encontrar em qualquer lugar, por isso vale a pena explorar a culinária local! E, devo dizer, foi um dos melhores sorvetes que comi na vida :)


Ah, e não se esqueça da água! Manter a hidratação é essencial para o seu corpo continuar funcionando de maneira saudável. É muito comum a gente esquecer de beber água, confundir a sensação de sede com fome e acabar comendo qualquer coisa. Uma boa dica é levar sempre uma garrafinha com você.

E uma última dica: não importa onde estiver, gaste energia! Utilize o transporte público, desça uma estação antes do seu objetivo, caminhe MUITO e, sempre que possível, pratique alguma atividade física. Isso ajuda no equilíbrio físico e mental do nosso corpo.

Então, respondendo a questão proposta no título desse post: com certeza! Obviamente que você vai sair da sua rotina, é normal, não tem problema. É só aplicar um pouco de equilíbrio e bom senso, escutando o nosso corpo. Viajar é muito bom! E temos que aproveitar cada momento com saúde, física e mental.

Espero que tenha gostado! Beijos da nutri viajante, Raquel :)

Posts em destaque
Arquivo
Redes sociais
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon

Rua Aimberê, 1731 - Perdizes

São Paulo - SP

Tel: 11.98983.4111

© 2018 by WellMove - Movimento Pelo Bem-Estar. Proudly created with Wix.com