Blog

Como sair da rotina reaproveitando alimentos

O Brasil nos dá uma variedade incrível de alimentos devido ao nosso solo e condições climáticas. O grande problema é que não sabemos aproveitar adequadamente toda essa abundância. Estima-se que o país jogue fora cerca de 40 mil toneladas de alimento por ano, estando entre os 10 países que mais perdem e desperdiçam no mundo.

Para melhorar esse quadro, aqui vão algumas dicas de como aproveitar ou reaproveitar alimentos que normalmente não sabemos muito bem como utilizar. É uma forma de sair da rotina desfrutando de uma alimentação mais sustentável e consciente.


Proteínas

Frango assado: Sabe aquele frango assado de domingo que sobra na geladeira e muitas vezes acaba indo para o lixo? Pois bem, é só soltar a criatividade e fazer um novo e delicioso prato. Desfie a carne e prepare tortas, salpicão, escondidinho, uma salada de folhas com frango, bolo salgado. E para aquelas partes com osso, faça uma canja. Além de nutritiva, é muito gostosa.

Carnes cozidas, assadas ou grelhadas: Outro prato que muita gente não sabe reaproveitar é a carne já preparada. Ela também pode ser transformada em tortas, saladas, escondidinho, no preparo de molho de macarrão, croquetes e para deliciosas sopas. Se a carne estiver muito seca, antes de adicioná-las às preparações, refogue-a com azeite, tomate e tempero ao seu gosto, caso seja necessário (cebola, alho, manjericão e salsa, por exemplo).


Hortaliças

A maior parte das hortaliças podem ser consumidas com suas cascas e talos, que além de muito gostosos, adicionam boa quantidade de fibras à sua alimentação. Mas para você que não gosta muito do sabor e textura, aqui vão algumas dicas:

Cascas de frutas: as cascas de frutas como a laranja, maçã, pera, maracujá, goiaba, abacaxi, são muito versáteis. Elas podem ser usadas tanto no preparo de doces, compotas, geleias e bolos, como no preparo de chás. Pegue todas essas cascas e ferva com cravo, canela e gengibre. Você terá um chá delicioso e diferente que pode ser servido tanto quente quanto frio.

Para os dias mais quentes, você também pode fazer raspadinhas com as cascas de frutas cítricas. Rale as cascas, coloque-as no freezer, depois bata com água e adoce de acordo com a sua preferência.

Talos e folhas de hortaliças: você já experimentou usar os talos e folhas para temperar preparações? Eles conferem um sabor único quando fervidos juntos as carnes, sopas e caldos. Além disso, também podem ser consumidos refogados, em bolinhos, farofas e recheios.

Semente de abóbora: Esse é um alimento que te dá um leque bem grande de preparações. Ela pode ser servida como aperitivo quando torrada com temperos e sal, ou quando caramelizada. Também pode ser utilizada em massa de pães, crostas crocantes para o preparo de peixes e até mesmo em preparos de molho pesto.


Cereais

Arroz cozido: Se você não gosta do arroz "requentado", aqui vão algumas soluções para o seu problema. Você pode colocá-lo ao forno com legumes ao seu gosto. Também pode transformá-lo em risotos, bolinho, adicioná-lo a sopas e até fazer suflê.

Feijão cozido: Existem inúmeras preparações que podem ser feitas com o feijão já cozido. Além de sopa, ele também pode se transformar em tutu, farofas, bolinhos e junto ao arroz, pode virar um baião de dois.

Macarrão cozido: O macarrão já cozido, além de ser servido com molho, nos dias mais frios pode se tornar uma deliciosa sopa. Para dias mais quentes, uma deliciosa salada pode ser feita com talos de legumes que citamos acima e queijos da sua preferência.



Lembre-se que, para que esses reaproveitamentos sejam feitos de forma segura, é necessário que os alimentos estejam bem lavados e acondicionados de maneira correta na sua geladeira.


Use sua criatividade, adicione mais sabor ao seu dia, saia da rotina, alimente-se de forma mais saudável, nutritiva e consciente! Bom apetite!


Quem escreve: Amanda Mesquita (CRN - 36003), nutricionista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalhou em parceria com chefs de cozinha conceituados internacionalmente fazendo abertura de restaurantes, eventos e manutenção de estabelecimentos. Atualmente colabora com o Blog da WellMove com textos sobre temas cotidianos da nossa cozinha.

Posts em destaque
Arquivo
Redes sociais
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon