Blog

Hortas urbanas: uma chance para "re-conectar"

De onde vem? A sua roupa, o seu carro, a sua comida. Já fiz alguns posts ressaltando a importância de a gente fazer essa pergunta com frequência.

Hoje temos muito mais acesso à informações do tipo: quem costurou a sua blusa, foi feita aqui ou em Bangladesh, de onde vem o alimento orgânico que você compra. Os feirantes, por exemplo, já sabem que informar os clientes se o produto é fresco ou não é um super diferencial. A tal da "procedência" está na moda.

Agora, imagine só, você ter controle total da origem do que você come! Isso já é possível em alguns locais onde estão sendo cultivadas hortas urbanas! Isso mesmo, um verdinho no chão cinzento. Uma "re-conexão" com a origem dos nossos alimentos.

Cidades como Nova York, Londres e Paris já possuem verdadeiras “fazendas urbanas”, que abastecem restaurantes, feiras de rua e os próprios cidadãos, cansados de tanta comida processada e agrotóxicos contaminando sua salada. A grande tendência é “quanto mais perto melhor”. Em casa ou nos restaurantes, queremos consumir alimentos cada vez mais saborosos, saudáveis e sustentáveis.

A agricultura urbana não é apenas algo passageiro, um modismo. É uma atividade que pode contribuir verdadeiramente para um consumo mais consciente e para uma sociedade mais sustentável.

Na última Feira do Empreendedor, em Fevereiro deste ano, conheci o pessoal da Noocity Ecologia Urbana, e, claro, foi amor à primeira vista.

A Noocity é uma empresa luso-brasileira dedicada a desenvolver soluções práticas e eficientes para a agricultura urbana com o objetivo de incentivar a prática de hábitos e rotinas mais ecológicos e saudáveis, tornando o dia-a-dia dos cidadãos urbanos modernos mais fácil e agradável.

Com isso em mente, o pessoal da Noocity criou um incrível conceito de produto: a Noocity Growbed, um módulo para horta urbana com sistema de sub-irrigação integrado, fácil de montar, que pode ser instalado em qualquer tipo de superfície, dispensando uso de ferramentas, instalações elétricas e hidráulicas.

A Growbed é uma horta com um grande diferencial: ela se auto-rega! Graças a seu eficiente sistema de sub-irrigação, a Growbed economiza até 80% no consumo de água em relação a sistemas de cultivo convencionais, além de ter uma autonomia de até 3 semanas sem rega.

Eles também produzem a Noocity Growpocket, uma verdadeira “bolsa de cultivo” que foi desenvolvida especialmente para a criação de hortas verticais. Tudo muito viável para o nosso dia-a-dia.

Trocamos muitas informações, fizemos algumas reuniões e assim surgiu a ideia de organizarmos um evento para espalhar ainda mais os nossos conhecimentos. Foi assim que nasceu o Sábado da Colheita, que acontecerá no dia 8 de abril na sede da Noocity, um verdadeiro oásis de calma em meio à agitação da Vila Madalena, Zona Oeste de São Paulo. Neste dia, iremos colher as mudas que foram plantadas na Growbeds e Growpockets da Noocity, e daremos muitas dicas bacanas de cultivo, hortas, nutrição – e tudo mais que permeia o universo do novo agricultor urbano.

O movimento de hortas urbanas vem sendo uma revolução carinhosa em meio a tanto concreto. É a natureza falando: "eiiii, vocês se espalharam em cima de mim, agora me segura, que eu tô voltando". <3


Para mais informações sobre o evento clique aqui.


Para saber mais sobre a Noocity: https://noocity.com.br


Espero que tenham gostado e queremos ver todo mundo com a gente no Sábado da Colheita! :-D

Posts em destaque
Arquivo
Redes sociais
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon

Rua Aimberê, 1731 - Perdizes

São Paulo - SP

Tel: 11.96750.4488

© 2018 by WellMove - Movimento Pelo Bem-Estar. Proudly created with Wix.com