Blog

Meta de ano novo: diminuir os industrializados

A necessidade da praticidade na cozinha tem feito com que, a cada dia mais, as pessoas comecem a aderir ao consumo dos industrializados na alimentação. Porém, esses alimentos são cheios de sódio, gordura, açúcares e quase nenhum outro nutriente necessário para o corpo.

Pensando nisso, decidi escrever esse post com algumas sugestões de preparações fáceis, práticas e saudáveis, que substituem os sachês, caixinhas e latas!



SUCOS

Os sucos industrializados contém uma quantidade altíssima de açúcar. Maior, inclusive, do que a de refrigerante (Uma lata de refrigerante contém, aproximadamente, 36 gramas de açúcar enquanto uma lata de suco contém, aproximadamente, 39 gramas). Além dos conservantes e corantes.

Então uma opção de substituição, já que as frutas estragam com muita facilidade, é congelá-las (como falamos no post sobre congelamento), e bater com água ou leite quando for consumi-las!


MOLHO DE TOMATE

Os molhos industrializados são riquíssimos em sódio. A quantidade de sódio em 2 conchas pequenas de molho é de 1018 mg de sódio, o que equivale a 2g de sal. A recomendação de consumo de sal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é de menos de 5g por dia.

Então para fazer o seu molho de tomate muito mais saboroso e saudável é muito simples:

- Corte ou bata no liquidificador 1 kg de tomate (tire a pele se preferir);

- Refogue alho e cebola no azeite e acrescente os tomates;

- Coloque uma colher de chá de açúcar e sal a gosto.

Sugestão: use também temperos de sua preferência, como manjericão e alho poro.

Você pode fazer uma grande quantidade e congelar esse molho em um recipiente próprio.


TEMPEROS PRONTOS

Os temperos prontos, assim como os molhos, também contém uma alta concentração de sódio. O nosso consumo máximo de sódio deve ser de 2400 mg por dia.

Meio tablete de caldo de carne possui 993 mg de sódio, de frango 1038 mg e de legumes 900 mg de sódio. Ou seja, só esse tempero pode chegar a 43% do seu consumo diário desse nutriente.

Você pode substituir esses caldos e temperos em pó de algumas maneiras:

- Bata no liquidificador alho, cebola, salsinha, cebolinha, orégano e outros temperos da sua preferência. Guarde em um pote e utilize em suas refogas.

- Caldo de ervas: Distribua ervas secas (manjericão, alecrim, salsa, etc.) dentro de uma forminha de gelo, cubra-as com azeite e leve ao congelador. Depois de congelados, coloque em um saquinho plástico e utilize em todas as receitas que desejar.

- Caldo de legumes: Em uma panela com um litro de água, acrescente 2 tomates, 1 alho poró, 1 cenoura grande ralada, 1 pé de espinafre, 1 maço de cebolinha, outro de salsinha, alecrim, 1 cebola média, 2 dentes de alho e uma pitada de sal marinho. Deixe ferver um pouco e, depois de cozido, deixe esfriar. Bata tudo no liquidificador, coloque em forminhas de gelo e leve ao congelador. Depois de congelados, coloque em um saquinho plástico e utilize em todas as receitas que desejar.


Coloque em prática essas dicas no dia-a-dia e seu paladar e saúde agradecerão pelas mudanças!


Quem escreve: Amanda Mesquita (CRN - 36003), nutricionista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalhou em parceria com chefs de cozinha conceituados internacionalmente, fazendo abertura de restaurantes, eventos e manutenção de estabelecimentos. Atualmente trabalha em parceria com a WellMove como consultora em Unidades de Alimentação de diversos segmentos.


Posts em destaque
Arquivo
Redes sociais
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon

Rua Aimberê, 1731 - Perdizes

São Paulo - SP

Tel: 11.98983.4111

© 2018 by WellMove - Movimento Pelo Bem-Estar. Proudly created with Wix.com