Blog

Se organizando na cozinha

Atualmente, cozinhar tem se tornado um hábito quase extinto, devido à rotina e à correria que fazem parte do dia-a-dia. Porém, algumas pessoas não abrem mão do prazer e a terapia que a cozinha proporciona em suas vidas, além da economia, claro. Então decidi escrever esse post com algumas dicas e sugestões para você que, mesmo em meio a loucura, não abre mão dos momentos culinários! :)

Monte seu cardápio: Esse é um passo importante e que também auxiliará na economia das suas despesas, evitando gastos desnecessários, comprando apenas o que estiver no planejamento.


Porcione os alimentos: Depois de planejar o cardápio e comprar os ingredientes, separe os alimentos em porções de acordo com a quantidade a ser utilizada em cada receita. Congele as porções daqueles que não serão consumidos imediatamente ou no dia seguinte.


Organize seu “Mise en place”: Agora que você já tem um cardápio e os alimentos porcionados, é hora de organizar seu “Mise en place”. Sabe quando você assiste aqueles programas de culinária e eles têm vários potinhos com tudo picado, pesado e medido? Aquilo é um “Mise en place” (um termo francês que significa algo como “colocado no lugar“ ou “posto em ordem“. Pronuncia-se Miz an plas).

Essa é sua próxima etapa. Olhe seu cardápio e separe apenas os alimentos a serem utilizados (de preferência já medidos e porcionados). Nesse momento você também pode deixar a mão os utensílios, panelas e equipamentos que utilizará para essa preparação.


Hora de cozinhar: Agora que você já tem todas as etapas concluídas, é hora de colocar a mão na massa.

Ingredientes que você irá utilizar com frequência (como temperos, sal e açúcar) podem permanecer com a tampa aberta durante o tempo de preparo evitando que você perca tempo. Porém, não se esqueça de fechar assim que terminar de utilizá-lo para evitar contaminação.

Organize mentalmente a ordem de preparação dos pratos. Comece pelo que tem um maior tempo de preparo e vá fazendo os outros na sequência para que todos os alimentos fiquem prontos mais ou menos ao mesmo tempo.


Pronto! Comece hoje a inserir esses passos na sua rotina, diminua o tempo de preparo dos seus alimentos e desfrute do que lhe sobrou para curtir a parte mais gostosa da cozinha: o prazer de comer!


Quem escreve: Amanda Mesquita (CRN - 36003), nutricionista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalhou em parceria com chefs de cozinha conceituados internacionalmente, fazendo abertura de restaurantes, eventos e manutenção de estabelecimentos. Atualmente trabalha em parceria com a WellMove como consultora em Unidades de Alimentação de diversos segmentos.

Posts em destaque
Arquivo
Redes sociais
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon

Rua Aimberê, 1731 - Perdizes

São Paulo - SP

Tel: 11.96750.4488

© 2018 by WellMove - Movimento Pelo Bem-Estar. Proudly created with Wix.com