Blog

Congelando os alimentos

O congelamento é uma técnica que tem sido cada vez mais utilizada nos tempos atuais, devido à necessidade de praticidade na cozinha moderna.

Sabemos que essa não é a melhor maneira de consumir os alimentos, porém, se vamos usar o congelamento como aliado, que seja da maneira correta. Então vamos lá: aqui vão algumas dicas e técnicas de congelamento para diversos grupos de alimentos.

Mas antes de tudo, atenção!

Alguns alimentos não podem ser congelados, pois perdem sua textura e características. São eles: gelatina, cural, ovos cozidos, salada crua (alface, agrião, pepino, tomate etc.), salsão, batata, creme de leite, queijos cremosos, banana, pêra d'água, entre outros.

Passo-a-passo


- Higienize os alimentos e verifique se estão íntegros e sem sinais de bolor. Apenas congele alimentos que estejam em boas condições de consumo e que não tenham sido previamente congelados;

- Coloque-os em recipientes adequados e limpos (potes, vidros ou sacos plásticos apropriados para congelamento);

- Coloque uma etiqueta no recipiente escolhido com nome do alimento, data de manipulação e data de validade. Isso é muito importante para a gente não consumir alimentos que passaram da validade, ou jogar fora alimentos que ainda estão bons;

- No freezer convencional, com temperatura aproximada de -18°C, os alimentos podem ser consumidos em até 3 meses (90 dias).


Congelando legumes


Para congelar legumes, é necessário que se faça um processo chamado “branqueamento”. O branqueamento serve para conservar o alimento e para evitar que ele continue cozinhando enquanto está sofrendo o processo de congelamento. Ele deve ser feito da seguinte maneira:

- Lave bem os legumes e tire as cascas, sementes e partes machucadas e corte-os no tamanho e formato desejado;

- Coloque uma panela alta com água limpa para ferver. Separadamente, coloque um recipiente com água gelada e gelo;

- Coloque mais ou menos uma xícara de legumes por vez na água para ferver por 2 a 3 minutos;

- Retire-os com uma escumadeira e jogue-os imediatamente no recipiente com gelo. Deixe também de 2 a 3 minutos;

- Separe os vegetais em uma assadeira e coloque-os no congelador separadamente para que eles não grudem e embale-os assim que estiverem firmes.


Congelando frutas


Assim como os legumes, as frutas devem ser lavadas, descascadas e deve-se retirar as sementes ou caroços. Na sequência, armazene e congele (podem ser congeladas inteiras ou picadas).

As frutas congeladas podem ser usadas em preparações como sucos, tortas, caldas, bolos, etc.


Congelando carnes


Todas as carnes podem ser congeladas, incluindo aves e peixes. O ideal é, antes do congelamento, você retire gorduras excedentes, espinhas e toda parte não comestível. Uma boa dica é congelar já nas porções certas para serem consumidas, evitando o desperdício.


Congelando pratos prontos


Prepare os alimentos com pouco sal, pimenta e temperos secos! Quando congelados os temperos tendem a ficar mais concentrados e com o sabor mais forte. Além disso, o ideal é cozinhar os alimentos por menos tempo que o usual, já que eles serão aquecidos novamente.

Separe os alimentos na quantidade a ser consumida em uma refeição, em recipiente próprio. Na sequência, coloque as embalagens dentro de uma vasilha maior com água e gelo para dar um choque térmico antes do congelamento. Por último, leve ao freezer.


Quem escreve: Amanda Mesquita (CRN - 36003), nutricionista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalhou em parceria com chefs de cozinha conceituados internacionalmente, fazendo abertura de restaurantes, eventos e manutenção de estabelecimentos. Atualmente trabalha em parceria com a WellMove como consultora em Unidades de Alimentação de diversos segmentos.

Posts em destaque
Arquivo
Redes sociais
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon

Rua Aimberê, 1731 - Perdizes

São Paulo - SP

Tel: 11.96750.4488

© 2018 by WellMove - Movimento Pelo Bem-Estar. Proudly created with Wix.com