Blog

O "Dia Mundial da Alimentação" tem que ser todo dia

Vou começar explicando o Dia Mundial da Alimentação: todo ano a FAO (Food and Agriculture Oganization) comemora no dia 16 de Outubro, em mais de 150 países, o aniversário da fundação da organização, que aconteceu em 1945. Essa data já é, inclusive, uma das mais destacadas pela ONU (Organização das Nações Unidas). O intuito principal é promover a reflexão sobre o quadro atual da alimentação mundial, especialmente em relação àqueles que sofrem de falta e escassez de alimentos. A ideia é garantir a segurança alimentar para todos: alimentação saudável, acessível, com qualidade e em quantidade suficiente. A cada ano o assunto muda. Em 2016 o tema escolhido foi "O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também".

Bem, vamos lá. Se a gente só parar para pensar na insegurança alimentar das pessoas ao redor do mundo no dia 16 de Outubro de cada ano, estamos lascados, não é mesmo? E outra coisa, o tema proposto para este ano tem tudo, mas TUDO a ver com sustentabilidade (que eu amo de paixão), né?

Então é mais ou menos assim: estamos rasgando nossos recursos naturais, estragando HORRORES essa bolinha azul que se chama Planeta Terra. Com isso, estão surgindo as mudanças climáticas, modificações na agricultura convencional, no jeito de plantar e, consequentemente, no alimento que chega pra gente e não chega pra milhões de pessoas. Perceberam, como o buraco é bem mais embaixo?

Vamos mudar? É sim ou SIM, gente.

Muito bem. Separei aqui 6 dicas pra gente colocar em prática, que não necessariamente tem a ver com alimentação em si, mas que tem a ver com sustentabilidade de uma forma geral. Algumas eu já citei inúúúmeras vezes nos meus textos e posts mas, se todo mundo estivesse praticando, a gente não estaria "comemorando" um dia mundial da alimentação com um tema desses.


1) Optando por alimentos orgânicos você garante a saúde: sua, de quem planta e do nosso planeta. Procure feiras que tragam os alimentos direto do produtor (diminuindo o caminho, o custo e, consequentemente o preço final). #DicaDaNutri Acompanhe a agenda da feira móvel da Komborgânica!

2) Escolha alimentos que estão na safra. Assim você respeita o ritmo da natureza e compra alimentos mais baratos. #DicaDaNutri Dê uma espiada na lista sazonal do Orgulho Xepa pra saber o que tá valendo a pena!

3) Aproveite integralmente os alimentos e contribua para a diminuição do desperdício. É só uma questão de aprender o que dá e o que não dá pra usar, não é mesmo? #DicaDaNutri Olha só que delícia essa receita com folhas de rabanete do site Marmiteira!

4) Você já parou para pensar de onde vem a sua roupa? Muitas grandes marcas não respeitam os seres humanos que as fabricam, muito menos o meio ambiente. Além disso, estimulam o consumo desenfreado e a ditadura da moda. Opte por marcas de confecção própria e que utilizem tecidos ecologicamente adequados. Aproveite e comece a praticar um consumo mais consciente (em vários casos, less is more, people). #DicaDaNutri Conheça a Acolá e todo o seu conceito diferenciado.


E mais 2 diquinhas super simples mas que vão fazer uma baita diferença no futuro:


5) Banho não é a melhor hora pra se pensar na vida. Vá meditar, passear, andar de bike. Mas não tente resolver todos os seus problemas no chuveiro. Banho é rápido. Pá-Pum.

6) Saiu da sala? Apague a luz e desligue a TV. Sua casa não é a Times Square pra ficar sempre acesa! ;)


Pequenas atitudes podem SIM construir um grande movimento. Espero que tenham gostado!


Beijos da nutri, Raquel

Posts em destaque
Arquivo
Redes sociais
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon

Rua Aimberê, 1731 - Perdizes

São Paulo - SP

Tel: 11.96750.4488

© 2018 by WellMove - Movimento Pelo Bem-Estar. Proudly created with Wix.com