Blog

Obesidade Infantil



Muito tem se falado sobre o crescente índice de obesidade em crianças no mundo inteiro. É bem assustador. Dentro desse assunto, um ponto muito discutido é a referência que os pais ou responsáveis estão dando para os seus filhos.

Como a família se alimenta? Todos sentados à mesa? A televisão fica ligada? A mãe manda o filho comer salada mas ela própria não gosta e faz cara feia quando vê uma folha no prato? O pai diz que a filha tem que comer mais frutas, mas ele mesmo só come fast food e não toma nem um copo suco de laranja? Pois é. Essas e outras questões devem ser respondidas antes de chegar à conclusão de que o seu filho não se alimenta como deveria.

O ambiente familiar é a referência mais forte para a criança formar os seus hábitos alimentares, principalmente até os 5 anos de idade. Ou seja, se a família não tem hábitos saudáveis, não é uma surpresa que a criança tenha nojinho de coisas verdes.

Uma situação muito comum, citada inclusive em estudos, é que cada vez mais mães, pais ou responsáveis estão oferecendo alimentos de baixo valor nutricional e alta densidade calórica. Ou seja, comidas processadas, artificiais, cheias de açúcar e gordura, sem nada de bom pros pititicos. Isso vai gerar um péssimo hábito e provavelmente, bem provavelmente mesmo, vai levar à obesidade. Além disso, as crianças estão sendo cada vez menos estimuladas a praticarem atividade física, adotando um estilo de vida sedentário desde cedo. Menos celular e mais se exercitar, né gente? Por favor.

Uma boa notícia é que outros estudos concluíram que ações com o objetivo de promover a saúde através de orientações nutricionais, oficinas, palestras, atividades lúdicas e dinâmicas diminuíram significativamente a oferta de alimentos de baixo valor nutricional por parte dos responsáveis, além de aumentar o número de crianças fisicamente ativas. Yes!

Por fim, não custa falar mais uma vez o que todos estamos carecas de saber: para adotar um estilo de vida saudável procure consumir, com a maior frequência possível, frutas, verduras, legumes e alimentos orgânicos. Chega de alimentos industrializados todos os dias! É tanto açúcar, gordura, sódio, pó, conservante, aromatizante, acidulante, ante, ante, ante... Nosso corpo não aguenta mais (as consequências já estão aparecendo nas crianças, e adultos, acima do peso ou não)! Busque uma atividade física que lhe dê prazer, o que importa é se mexer! E trabalhe sempre a sua mente. ;)

Ah, eu já dei essa dica milhões de vezes aqui... mas vai de novo! :) Muito Além do Peso, um excelente documentário sobre obesidade infantil, disponível para todos no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4

Posts em destaque
Arquivo
Redes sociais
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon

Rua Aimberê, 1731 - Perdizes

São Paulo - SP

Tel: 11.98983.4111

© 2018 by WellMove - Movimento Pelo Bem-Estar. Proudly created with Wix.com