Blog

Você sabe o que é disbiose intestinal?


Uma alimentação balanceada é aquela supre as necessidades, não deixando de lado a qualidade dos alimentos, fornecendo todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Infelizmente, apenas a ingestão destes alimentos não garante que tudo seja devidamente digerido, absorvido e aproveitado pelo nosso corpo.

O intestino é "o local", importantíssimo, onde ocorre a fase final de absorção dos nutrientes. Se houver um desequilíbrio na flora intestinal, povoada por um monte de bactérias do bem, haverá também um desequilíbrio nessa absorção. Além disso, pode possibilitar a entrada de bactérias do mal, ou seja, nocivas à saúde.

Esse desequilíbrio é chamado de disbiose intestinal. Nome complicado, mas, de maneira simples, a disbiose pode ser definida como uma total bagunça nas bactérias do intestino: as bactérias do mal tomam o lugar das bactérias do bem. Daí, o que acontece é que menos da metade do que comemos é absorvido de forma eficiente. Proteínas, caboidratos, gorduras, vitaminas, mineirais, entre tantos outros, não são totalmente aproveitados pelo nosso corpo. Com essa falta de nutrientes podemos sentir cansaço, dores de cabeça, fadiga, queda de cabelo, problemas de pele e aumento da ocorrência de doenças como gripes e resfriados, pois o sistema imunológico fica mais suscetível.

As causas mais comuns para a bagunça na flora são: má alimentação, estresse, consumo excessivo de álcool, tabagismo ou longo períodos tomando antibióticos e outros medicamentos mais agressivos. Vendo essas causas, podemos pensar que não é tão fácil assim se manter imune à disbiose, tendo em vista nosso estilo de vida atual com vida social em alta, assim como o estresse. O segredo para não desequilibrar é manter o equilíbrio (parece óbvio, mas não é!). Para a prevenção de uma possível disbiose intestinal, aumente o consumo de frutas, vegetais e fibras, assim como produtos com probióticos e prébioticos (que são as bactérias do bem e sua comidinha, respectivamente), para a manutenção da flora intestinal. É importante lembrar também que um estilo de vida saudável, com exercícios físicos e outras atividades para manter o corpo e a mente em paz, é mais que essencial para todos.

Vale ressaltar que: o intestino é considerado um grande aliado na manutenção da saúde, muitos dizem ter o papel de um "segundo cérebro", por conta de suas interações hormonais e sinalizações no nosso corpo (inclusive sinais de fome e saciedade). Portantooo, intestino é vida! Vamos cuidar dele ;)


Posts em destaque
Arquivo
Redes sociais
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon